sábado, 14 de abril de 2012


O que fazer quando a garota é muito tímida e não consegue fazer novas amizades:


É supercomum na adolescência a gente passar por um período cheio de dúvidas, incertezas e bater aquela “bad”! Quando isso acontece com pouca frequência, não há muito com o que se preocupar, mas quando esse tipo de pensamento torna-se constante, está na hora de procurar ajuda, ainda mais quando isso passa a interferir no seu relacionamento com a família e amigos.

Timidez

Sabe aquele frio na barriga que a gente sente ao falar em público ou ao conhecer uma pessoa? E quando a gente fica vermelha quando alguém te faz um elogio? Pior ainda: e quando o coração começa a bater mais rápido quando o gato vai conversar com você? Já sentiu isso? Esses sinais indicam timidez. Muitas vezes, o “não conseguir fazer novas amizades” também é consequência direta dela. E afinal, ser tímido é um problema?

-“Sim, timidez é um problema quando interfere nos relacionamento e na execução de tarefas”, explica a psicóloga Silvana Martani.


Foto: Thinkstock/Getty Images

Saudável e não saudável

Faça esse pequeno teste para saber seu grau de timidez:
-Você tem vergonha de pedir informações na rua?
-Quando sua mãe quer pedir uma pizza por telefone, você pede para ela falar?
-Quando vai a uma loja é a sua mãe ou alguma amiga quem tem que conversar com o vendedor?
-Você passa muito tempo isolada no seu quarto?
-Quando tem uma prova difícil costuma ter “brancos”?


Foto: Abastecimento/ Banco Alto Astral

Se você respondeu SIM à maioria das questões, fique atenta: você é muito tímida e isso pode dificultar novas amizades e até mesmo o seu desempenho na escola.

“O QI Emocional – coefeciente de inteligência emocional – tão valorizado hoje nos testes psicológicos, está seriamente comprometido pela timidez. É comum ouvir dos tímidos – “eu sabia toda a matéria, mas na hora da prova deu branco, esqueci tudo”, explica a psicóloga Ana Maria Balbi.

Fazer novas amizades

Se você está passando por isso, calma! Você pode superar a timidez. As psicólogas Silvana Martani e Ana Maria Balbi dão dicas supereficientes para te ajudar:

- Antes em que possa ficar envergonhada, como ir conversar com um colega de sala, respire fundo!
- Seja você mesma e coloque seus sentimentos para fora, através da escrita ou de desenhos. Que tal escrever um blog falando sobre isso e trocando ideias com outras meninas tímidas?
- Fale sobre o seu problema com alguém em quem você confie, podem ser seus irmãos ou primas.
- Em último caso, procure um profissional que possa trabalhar mais afundo essas questões com você.

Amiga tímida

Agora se o problema não é com você, mas com uma amiga, você também pode ajudar. Aqui vão as dicas:
- Em primeiro lugar, respeite sua amiga e não a force a fazer coisas que para você podem ser naturais, mas para ela não, como falar em público.
- Aproxime-se dela para que aos poucos ela se sinta à vontade para se abrir com você.
- Convide-a para um cinema só você duas e aos poucos comece a apresentar outros amigos a ela.

E que tal começar a levantar a auto-estima agora mesmo? A tt acaba de lançar o blog “SouAssim, todateen” para falar de todos esses problemas que a gente passa na adolescência e ajudar você a superá-los! Que tal dar uma passadinha? Você vai descobrir que está vivendo a melhor fase da sua vida e que essas pequenas chateações não devem atrapalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário